UM NOVO JEITO DE VIAJAR: open jaw

Comprar passagens de ida e volta no mesmo bilhete com cidades diferentes de partida e retorno é possível e econômico. A modalidade conhecida como Open Jaw está disponível em sites de companhias aéreas e agências virtuais. E para ter acesso a essa opção é preciso entrar nos direcionamentos de “múltiplas cidades” ou “trechos” e informar destino, datas e cidades.

Mas, para que seja vantajoso, é essencial realizar uma pesquisa prévia com um roteiro flexível, verificando se o valor da tarifa é semelhante ao normal de ida e volta para uma mesma origem e destino. Lembrando que pequenos acréscimos são normais em função das diferenças nas tarifas aeroportuárias.

Além disso, os descontos tendem a ser maiores em voos internacionais, mas é preciso estar atento a possíveis restrições de continente. Por exemplo, em uma viagem saindo da Espanha para a Colômbia e retorno da Colômbia para a China, o sistema pode entender que não se trata de uma passagem de ida e volta.

Uma dica importante é nunca deixar de cumprir seu itinerário, já que havendo perda de algum voo o restante do bilhete será cancelado. Então, fique atento aos horários de check-in e embarque e aproveite!