Multiartista lança campanha inédita nas redes sociais

Com quase 40 anos de carreira, Marcelo Xavier busca catalogar suas obras espalhadas pelos quatro cantos do mundo com a ajuda da tecnologia

Artista plástico, escritor, produtor e diretor de TV, cenógrafo, figurinista e autor de livros infantis. O premiado multiartista mineiro Marcelo Xavier é publicitário de formação e autodidata nas artes plásticas. Em mais de 40 anos de carreira produziu centenas de obras e expressões artísticas que se espalharam pelo Brasil e pelo mundo. E com o objetivo de catalogar suas obras e saber o paradeiro delas – para no futuro organizá-las num acervo online e em uma exposição física – Marcelo Xavier lançou, em maio deste ano, uma campanha inédita na internet batizada como “Procura-se Marcelo Xavier”. Apresentada em sua página no Facebook e em seu perfil no Instagram, a campanha tem atingido centenas de pessoas e os resultados já começaram a aparecer.

Desde que foi lançada a campanha, dezenas de imagens das obras do artista estão sendo enviadas por fãs, amigos, colecionadores e admiradores de arte localizados em várias regiões do país. As peças que chegaram até o momento são diversas: caricaturas, capas de livros, projetos de LP, textos, logotipos, desenhos e até uma monografia. Todas estão sendo catalogadas e divulgadas nas redes sociais do artista com a tag #EncontreiMarceloXavier.

De acordo com o próprio artista, a campanha #ProcuraSeMarceloXavier foi uma solução genial para um velho problema que parecia sem solução há anos em sua carreira. “Já há muito tempo eu queria pesquisar, inventariar, organizar, catalogar o conjunto de minha obra. Uma de minhas filhas chegou a fazer um projeto para a lei de incentivo à cultura. Fizemos também uma tentativa junto à PUC Minas. Porém, nada foi para a frente. Até que, certo dia, um grande amigo meu, o jornalista Sérgio Stockler, teve um insigth maravilhoso de usar a internet e todo o seu potencial multiplicador para alcançar o nosso público: aquele que possui alguma obra minha e que se disponha a colaborar com a campanha, enviando imagens e o paradeiro da obra. Topei de cara e fiz questão de participar desde o início, para que a campanha mantivesse uma identidade que parecesse comigo, que tivesse a minha cara – e tem!”, destaca Marcelo Xavier.

E é o próprio artista quem convida e ensina os interessados a participarem: “É muito simples: as pessoas veem o post nas redes sociais, curtem, seus amigos também curtem e logo muita gente fica sabendo e quer colaborar. Quem tem alguma coisa minha, fotografa e manda pra gente por e-mail. Daí ficamos sabendo onde está aquela obra e passamos a ter o material e as informações básicas para, no futuro, organizar e catalogar o acervo da minha produção nesses mais de 40 anos de trabalho”, explica.

Conheça o artista

Marcelo Xavier estreou na literatura infantil com o livro “O dia a dia de Dadá”. Composto apenas de imagens com a técnica de ilustração tridimensional, os personagens e objetos de cena são feitos em massinha de modelar, montados em pequenos cenários e fotografados. Neste segmento publicou 14 livros, entre eles “Tem de tudo nesta rua”, “Asa de papel”, “TOT” e “Se criança governasse o mundo”, que resultaram em premiações como Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (1994, 2001, 2005); Prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte (1990, 1993); Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1987, 1990, 1993, 1998, 2001) e Prêmio da Associação Brasileira de Escritores (1997). Tanta produção coloca Marcelo Xavier como o autor de maior vendagem do selo Formato, da Editora Saraiva.

Para os adultos, lançou os livros como “Caderno de Desenhos”, “Tempo Todo” e a “Cara da rua”. Esse último é uma coletânea de crônicas que apresentam um olhar inusitado sobre a cidade e seus moradores, retiradas da coluna que Marcelo escreve semanalmente para o jornal Hoje em Dia.

Você tem algum material de Marcelo Xavier e quer colaborar com a campanha? Fotografe ou escaneie e envie para eutenho@marceloxavier.art.br

facebook.com/mxoficinamagica

Instagram: @mxoficial

One thought on “Multiartista lança campanha inédita nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.