Mexa-se e viva mais!

A prática de exercícios físicos pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso, afirma estudo

Que os exercícios físicos fazem bem à saúde não é novidade para ninguém. Mas, segundo pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, praticar esportes pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. Mais do que isso, pode ser tão eficiente quanto parar de fumar.

O estudo acompanhou 5.700 cidadãos noruegueses, com idade entre 68 e 77 anos. Algumas das conclusões foram as de que idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana viveram cerca de cinco anos a mais do que os sedentários; e que meia hora de exercícios seis dias por semana está ligada a uma redução de 40% no risco de morte em idosos.

Quem concorda plenamente com os prós da pesquisa norueguesa é a costureira Therezinha Corrêa, 72. Há mais de 10 anos, ela acorda às 5h30, de domingo a domingo, para correr. “Mesmo durante o horário de verão, acordo cedinho e vou. Tenho muito mais ânimo para começar o dia e trabalhar, além de ser muito divertido”, afirma.

Ela conta que começou a correr por indicação médica, seus exames de sangue apontaram taxas preocupantes de glicose, colesterol e triglicérides. “Comecei caminhando, até virar um hábito e minha saúde melhorar, depois comecei a correr devagar e, hoje, se fico sem correr é como se fosse ficar doente, não posso ficar sem”, comenta Therezinha.

Diariamente, são 8 quilômetros. Para a costureira, além da melhora da saúde, o lado bom da corrida é o desafio. “Cada dia tento correr um pouco mais do que ontem, vou continuar me desafiando até não conseguir mais”.

Para quem deseja sair do sedentarismo e levar uma vida mais saudável, como Therezinha, a pesquisa norueguesa mostra que qualquer tipo de exercício, sendo ele leve ou intenso, tem impacto na expectativa de vida. Mas, fique atento: o estudo mostrou que fazer menos de uma hora de exercício leve por semana não tem nenhum impacto. Por isso, nada de preguiça.

Mexa-se!

One thought on “Mexa-se e viva mais!

  1. corburterilio

    Hello there! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one? Thanks a lot!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.