Férias em casa

Dicas de atividades para pais e filhos realizarem juntos e espantarem o tédio

As férias de julho estão aí e, em tempos de crise financeira ou mesmo por impossibilidade de conciliar as férias escolares dos filhos com a do trabalho dos pais, a opção de muitas famílias é ficar em casa no meio do ano. Mas isso não precisa ser sinônimo de falta de diversão. Há muitas atividades que podem ser realizadas dentro de casa e fazer a alegria de pais e filhos. O importante é dar asas à criatividade e passar bons momentos ao lado de quem você ama!

Colorir juntos

Colorir sempre foi uma das atividades preferidas pelas crianças nas horas de lazer. E desde que a febre dos livros de colorir para adultos tomou conta do Brasil, a “brincadeira” também tornou-se coisa para gente grande. Que tal pegar lápis de cor, giz de gera, guache, canetinhas e tudo o mais que vocês têm casa e colorir juntos?

Que tal fazer um bolo?

Nesta hora, a ideia é pegar uma receita fácil de fazer e deixar a bagunça rolar solta. Que tal fazer um bolinho de chuva ou um bolo de chocolate, que eles amam? O mais legal é deixar os pequenos fazerem descobertas e aproveitar a diversão do momento para cozinhar a quatro (ou várias!) mãos. Mas cuidado com o manuseio de facas e objetos pontiagudos e com a proximidade das crianças com o fogão.

Cuidar do jardim e das plantinhas

Que tal ensinar os pequenos a cuidar das flores e plantas de casa? Assim, além de se divertir e fazer algo novo, eles vão desenvolver responsabilidade e respeito à natureza, além de coordenação motora. Para começar, selecione algumas espécies que crescem rápido em um ambiente fechado, como cebola e feijão. Quem nunca plantou o seu primeiro feijãozinho e acompanhou o crescimento? Transformações podem ser anotadas em um caderninho.

Noite do pijama

Promover uma noite do pijama com os colegas de escola, primos e amiguinhos do condomínio também é uma boa opção. Separe os filmes, cobertores e jogos de tabuleiro. Não se esqueça de preparar um lanche saudável. As crianças vão amar esta ideia.

Acampar dentro de casa

Está sem ideia? Vá no básico: coloque um lençol sobre a mesa de jantar e a transforme em uma espécie de cabana, com direito a saco de dormir ou colchonete, lanterna e até lanchinhos. Vale contar histórias, brincar com as sombras na parede e ficar acordado até mais tarde. Toda a graça está aí!

One thought on “Férias em casa

  1. corburterilio

    Enjoyed looking at this, very good stuff, appreciate it. “All of our dreams can come true — if we have the courage to pursue them.” by Walt Disney.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.