De bem sem glúten

Viver sem a proteína não precisa ser um pesadelo

O glúten, proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e em muitos casos, na aveia, tem sido considerado um vilão à saúde e à redução de peso, o que tem levado milhões de pessoas no mundo todo a retirar a proteína da alimentação. Esse movimento tem trazido à tona a realidade dos portadores da Doença Celíaca e da Sensibilidade ao Glúten, que são proibidos de ingerir qualquer alimento que contenha o ingrediente durante toda a vida.

Apesar de ainda não haver evidências científicas concretas de que um não celíaco pode realmente se beneficiar de uma dieta livre da proteína, a moda se espalhou e tem tornado a oferta de produtos sem glúten popular. E os celíacos agradecem.

Na cafeteria e gastrobar Inttenso, localizada no Gutierrez, em Belo Horizonte, por exemplo, para aqueles que adoram um doce e não podem consumir a proteína, a casa dispõe em seu cardápio de uma tapioca de café com doce de leite e calda de chocolate com café. A sobremesa é feita com todo o cuidado, os ingredientes são vistoriados e o prato preparado separadamente de outros, tudo para evitar a contaminação cruzada dos alimentos.

Aos que gostam de se aventurar na cozinha, a internet é um prato cheio para descobrir receitas saborosas, mas que não contém glúten. No Instagram, as chefes de Cozinha Carla Serrano (@chefcarlaserrano) e Renata Macena (@chefrenatamacena) dão receitas e dicas que mostram que viver sem glúten pode, sim, ser uma delícia.

Tapioca de café com doce de leite e calda de chocolate com café – (by Inttenso)*

tapioca_inttenso

Ingredientes para a tapioca:

80 g de farinha de tapioca

20 g de café moído na hora (espessura média)

10 ml de café coado

Preparo da tapioca:

Misture todos os ingredientes. Em uma chapa ou frigideira, em fogo médio, espalhe a mistura até obter um disco fino (cerca de 1 mm). Espere dourar de um dos lados. Retire do fogo.

Ingredientes do recheio e da calda:

80 g de doce de leite (recheio)

1 café expresso (calda)

100 g de cacau em pó (calda)

Preparo do recheio e da calda:

Misture o café expresso com o cacau até obter uma calda homogênea.  Para montar o prato. espalhe o doce de leite em metade do disco, feche a tapioca, coloque a calda por cima e polvilhe cacau em pó. Sirva com um morango para decorar.

*Inttenso:

(31)3527-9922 – www.inttenso.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.