Casamento sem grana

Especialista dá dicas para noivos que sonham em se casar, mas têm orçamento apertado

Em tempos de crise são muitos os gastos que a maioria da população precisa enxugar do orçamento. Mas e quando a crise bate justo quando um casal decide dizer o famoso “sim” no altar? Quem vive hoje esta situação não precisa achar que o sonho do casamento foi por água abaixo em tempos de vacas magras. É possível, sim, ter a cerimônia e a festa perfeitas, mesmo com um orçamento enxuto. Mas para isso é preciso ter um bom planejamento e muita boa vontade. É o que ensina a expert em casamentos, Sammia Vilela, autora do blog Casando Sem Grana (www.casandosemgrana.com.br). Segundo ela, dá para pensar em um evento de baixo custo considerando três variáveis: quanto o casal pode gastar, os principais itens da cerimônia/recepção e a organização de cada etapa.

Tendo como referência essas três variáveis, a blogueira sugere algumas dicas para facilitar o planejamento:

1. Orçamento. Faça um diagnóstico financeiro detalhado. Levante todos (todos mesmo!) os gastos mensais, quanto o casal ganha e a renda que podem salvar para a poupança do casório.

2. Comece o quanto antes. Simples: o quão antes começar o planejamento, mais tempo haverá para parcelamentos e negociações, tornando o processo mais tranquilo. Além disso, aquela Igreja ou salão de festas pode não ter data em cima da hora. Então, adiante-se!

3. Pesquise, pesquise, pesquise! Reserve tempo para conhecer e visitar os fornecedores. Consulte pelo menos três orçamentos para igreja, bufê e decoração.

4. Fuja da alta temporada. Em meses de maior procura por igrejas, salões de festa e viagens, os valores são bem mais altos. Festas durante a semana ou aos domingos saem mais em conta. Afinal, o foco aqui é economizar, não é mesmo?

5. Faça você mesmo. Uma boa alternativa para economizar e, de quebra, ainda deixar o casório mais original é seguir a onda “Do it yourself” (faça você mesmo, em inglês). Isso requer muito planejamento e disposição, procure por inspirações e peça ajuda aos amigos na hora de criar.

6. Conte com ajuda especializada. Contratar uma assessoria pode ser uma boa pedida. Isso porque elas têm experiência e ajudam a selecionar fornecedores com custos menores sem prejudicar a qualidade da festança.

7. Opte por tudo num só lugar: Em geral, sai mais em conta fazer cerimônia e festa no mesmo espaço, assim como escolher um local que tenha o próprio bufê.

8. Peça confirmação aos convidados: Não deixe de fazer o R.S.V.P (sigla que vem do francês e quer dizer: “Responda, por Favor”). Isso evita que você pague por convidados que não vão ao evento.

São muitas etapas e muito planejamento. Mas com disposição, o casamento ideal e econômico sai e será perfeito. Calcule tudo, veja se vale a pena para o bolso e mãos à obra. No mais, felicidades ao casal!

2 thoughts on “Casamento sem grana

  1. corburt erilio

    It?¦s actually a nice and useful piece of info. I?¦m satisfied that you just shared this helpful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  2. suba me

    oU3BJA Your style is really unique compared to other people I ave read stuff from. Thanks for posting when you ave got the opportunity, Guess I will just book mark this blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.